Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Condições de uso

Alimentação » A alimentação a ter

A alimentação a terAlguns pontos a ter em conta

É obvio que não é numa semana que conseguimos ter o corpo esbelto que gostaríamos, pois a definição corporal requer um esforço contínuo, e não é só praticar exercício. A alimentação é bastante importante também de forma a tirar o maior proveito possível de um dia de treino, como também para o nosso bem-estar.

É claro que quando pretendem ganhar massa muscular, também vão ganhar gordura. Não possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo, devido à alimentação a ter. Isto deve-se ao facto de ser necessário que toda a porção diária de alimentação exceda aquele que o corpo gasta. A todas as calorias que excedem, o corpo vai transformá-las em massa muscular e em gorduras também. Se achar que já tem gordura a mais, é preferível começar primeiro com uma dieta e depois sim partir para a tonificação dos músculos.

Ter mais ou menos gordura na altura de começar o treino trás as suas vantagens. Alguém já com gordura a mais que comece a treinar vai ter maiores ganhos musculares visto que já dispõe de bastantes reservas que seriam também ganhas pelo excesso de calorias. Uma pessoa com menos gordura vai poder verificar a tonificação dos músculos mais rapidamente ao longo do tempo, mas sendo obrigado a consumir bastantes calorias.

O que comer

Hidratos de carbono. Importantíssimo para quem quer ganhar massa muscular. Logo pela manhã, comer algo rico em hidratos de carbonos como bananas, cereais, papas de banana, etc… Ao almoço, novamente algo rico em hidratos de carbono como massa, batata, feijão, … De certeza que conseguem ser criativos.

A meio da tarde (que é quando normalmente vamos treinar), claro que também é importante um boa alimentação. Novamente, algo rico em hidratos de carbono é a solução para um bom treino. É importante também consumir algo rico em proteínas de forma a poder equilibrar os nutrientes necessários.

À noite, antes de nos deitarmos, é importante também fazer a refeição depois do jantar, mas algum tempo antes de irmos dormir (30 minutos a 1 hora). Contudo é preciso ter mais cuidado pois visto que se vai deitar, não convém deitar-se de barriga cheia.

Apesar de toda esta necessidade, é necessário que se sinta bem com o que come. Se não gostar de feijão e arroz, não é obrigado a comer, pois existem tantas alternativas ricas em hidratos de carbono que não foram mencionadas. Escolha bem a sua dieta de forma a ter um corpo saudável e elegante.