Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Condições de uso

Lesões » A lesão mais frequente: Tendinite

TendiniteMuitas pessoas já tiveram tendinite, seja ela devido ao esforço físico dos treinos ou mesmo do emprego que tem. Para que possa conhecer melhor esta lesão, vamos definir o que a tendinite:

A tendinite é uma inflamação que afecta os nossos tendões. Causada por algum tipo de esforço físico contínuo ou excessivo, dieta desequilibrada, desidratação dos próprios tendões, etc… tendinite surge pois as células dos tendões acabam por morrer, enfraquecendo o interior dos mesmos. Sintomas comuns que poderão surgir: inchaço, vermelhões, queimaduras, dores e claro, como qualquer outra lesão, incapacita o movimento. Mesmo tendo estes sintomas, é sempre necessário fazer exames médicos para saber realmente do que se trata.

Claro que como o pretendido é estar sempre disponível para treinar, segue alguns conselhos para evitar este tipo de inflamação:

- Descanse! Exceder os nossos limites é importante de forma a ganhar mais com os treinos, mas tem de haver um bom senso. O descanso é muito importante para evitar qualquer tipo de lesões.

- Uma boa dieta. Mesmo dando muito ênfase aos hidratos de carbono e às proteínas, o corpo necessita de todos os outros nutriente para que continue saudável e mantenha as suas defesas activas.

- Aquecer não é perda de tempo. Antes de começar a treinar, convém aquecer o corpo. É uma forma de preparar não só os nossos músculos mas também todo o corpo para a actividade física que se segue. Qualquer tipo de desporto necessita que os atletas fiquem aquecidos antes de começar, de forma a ter uma melhor performance e também para evitar qualquer tipo de lesões desnecessárias.

- Consulte o seu médico e fisioterapeuta regularmente para estar sempre a par às mudanças do seu corpo, sabendo se está a ir no bom caminho ou se existe algo de errado. O instrutor não dispensa de consulta também, melhor do que ninguém, ele está pronto para o preparar.