Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Condições de uso

Exercicios » Abdomen

AbdomenTalvez das zonas mais difíceis de exercitar. Para ter um corpo completamente elegante e definido, é necessário treinar esta parte também. Infelizmente o treino poderá ser mais custoso para esta zona surtir efeito, mas também é uma das zonas mais bonitas do corpo. Qualquer tipo de gorduras acabam por tapar esta zona, pelo é importante uma boa dieta. Contudo nesta secção falamos é dos exercícios a executar. O abdómen divide-se, principalmente, em 3 zonas: obliquo externo, interno e recto abdominal.

Abdominal com pés fixos

Ou o clássico abdominal. A grande maioria dos exercícios baseiam-se neste. O exercício é bastante simples de decorar, mas complicado de executar quando se está a iniciar no campo da musculação. Para executar, deite-se de costas com as mãos atrás da cabeça e as pernas dobradas (joelhos para cima). Poderá apoiar os pés ao chão ou à parede, desde que não utilize as pernas para impulsionar o movimento. Levante o troco para cima, encurvando as costas e o abdómen até onde conseguir. Volte abaixo e repita.

Este exercício desenvolve a zona abdominal principalmente, mas também chega aos oblíquos.

Twist

Este exercício é bem mais simples de executar comparado com qualquer tipo de Abdominal e variantes, contudo os resultados são direccionados para os músculos que ficam em segundo plano. Para executar, fique em pé sobre uma placa giratória, e segurando-se no manípulo, rode o corpo para um lado e depois para o outro, sempre sem mexer os ombros e flexionando ligeiramente os joelhos quando necessário. Não interessa a rapidez com que faz este exercício mas sim a pressão exercida. Não é um exercício recompensador a curto prazo, pelo que é recomendado sérias longas do mesmo.

Este exercício desenvolve principalmente os oblíquos externo e interno, contudo também desenvolve o recto abdominal mas em menor quantidade.

Flexão lateral do corpo no Banco

Para executar este exercício, deite-se de costas no banco já preparado para extensões lombares e coloque os pés por baixo dos apoios. Com as mãos atrás da cabeça, execute flexões laterais movendo o tronco ligeiramente para cima. Poderá fazer um lado de cada vez ou alternar durante as repetições.

Este exercício desenvolve principalmente os oblíquos interno e externo e o recto da coxa dependo do lado que faz a flexão.

Elevação das pernas na Prancha Inclinada com Crunch

Este exercício proporciona uma forma mais fácil para muitos de desenvolver toda a zona abdominal. Para executar, deite-se de costas numa prancha inclinada, segurando-se com as mãos na barra e, com o corpo estendido, levante as pernas ligeiramente até ficar na horizontal. De seguinte, levante as costas de forma a propulsionar as pernas ainda mais, tentando colocá-las na vertical até onde conseguir, com o objectivo de tocar com a cabeça nos joelhos.

Este exercício trabalha várias zonas musculares, pelo que na primeira fase as zonas trabalhadas são o iliopsoas, o tensor da fáscia lata e parte do quadríceps. Na segunda fase os músculos mais trabalhados são todos aqueles na zona abdominal.