Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Condições de uso

Treino Fitness » Erros

ErrosNeste artigo vamos abordar os principais erros nos atletas por não conseguirem bons resultados nem chegarem ao objectivo. É com erros que se aprende, portanto vamos falar nos erros comuns, para que não os cometa.

Falta de esforço

Um erro bastante comum é a falta de esforço durante o treino. Para o máximo de ganhos durante o seu treino é necessário dar o máximo (ou quase) do seu corpo, para que posteriormente ultrapasse os seus limites. Se já está à semanas com o mesmo peso, então algo está errado. Aplique mais peso e esforço nos seus exercícios.

Falta de variedade
Existe um provérbio que diz “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, contudo este provérbio não se aplica aos treinos de musculação. Fazer sempre o mesmo exercício para exercitar os ombros vai fazer com que os ganhos desse mesmo exercício se tornem menores, não recompensando todo o esforço que faz. Varie os exercícios para o mesmo músculo.

Dieta desequilibrada

Já foi dito inúmeras vezes a importância de uma boa dieta rica em proteínas e hidratos de carbono. Confirme se a dieta que tem de momento é a melhor. Qualquer atleta do século XXI usa também suplementos de forma a aumentar as suas recompensas pelos exercícios executados. Em relação a esta questão, é preferível falar com o seu instrutor para que lhe possa dar conselhos acerca do tipo de alimentação é que deve ter.

Dormir pouco

Também já falámos acerca da hormona do crescimento que é criada enquanto dormimos. Dormir pouco durante a noite e fazer sestas durante o dia é um erro comum, pois se descansar durante 2 horas à tarde o organismo não tem tempo para libertar as hormonas de crescimento que são libertas durante as normais 8 horas de sono. Descanse bem durante a noite sem interrupções no sono para que possa sentir-se melhor.

Má sequência de treino

É necessário seguir uma boa sequência de treino para que consiga obter bons resultados. Isto normalmente acontece quando tenta treinar em casa escolhendo exercícios ao acaso que acha que são os mais recompensadores para o seu nível. O ideal neste tipo de situações é falar com o seu instrutor, pois ele saberá melhor que ninguém a que nível é que se encontra e que tipo de treino seria o ideal. Afinal de contas, ele é formado nesse sector.

Treino a mais

Já falamos sobre a falta de variedade e de esforço, mas esforço a mais também não é recompensador, devido um factor muito simples. Treino a mais vai fazer com que ultrapasse constantemente os seus limites, contudo ao fazer isto consecutivamente, vai exigir um esforço do corpo de forma extrema, o que pode ser prejudicial para a sua saúde e inclusive pode induzir a lesão visto que com o cansaço, acabamos por não executar os exercícios a 100%.

Estes são alguns de muitos erros comuns que os atletas acabam por cometer quando iniciam uma vida no ginásio ou quando ganham vícios. Tenham em atenção principalmente o tipo de treino que fazem e que alimentação é que têm de forma que consigam sempre ganhar o máximo possível dos vossos treinos e verão que vão conseguir chegar ao vosso objectivo.