Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Condições de uso

Treino Fitness » Motivação acima de tudo

Motivação acima de tudoQualquer atleta que pretende iniciar-se no mundo da musculação necessita de motivação. No inicio não é assim tão difícil para a grande maioria das pessoas começarem a malhar, visto que é algo recente, um novo ambiente e na mente só existe a imagem do corpo elegante que pretendemos. Mas infelizmente a motivação não dura muito tempo visto que os resultados são mais lentos do que geralmente pensamos.

A motivação é bastante importante para continuarmos a treinar, a fim de conseguirmos concluir os nossos objectivos. Antes de começarem a treinar, é recomendável que tenham uma conversa com o vosso treinador. Digam-lhe que objectivos é que pretendem cumprir e ele vai-vos falar da vossa rotina e vai-vos preparar para tudo o que vai acontecer nesta nova etapa.

Vamos falar então de alguns pontos que vos poderão ajudar a manter a vossa motivação para que não desistem e possam tornar os vossos exercícios de musculação algo tão normal e necessário como respirar.

Um amigo, um incentivo extra

Uma dica muito boa é levarem um amigo convosco a treinar também. Um meio novo sem conhecerem ninguém pode deixar os mais introvertidos um pouco menos à vontade, mas se forem com um amigo, terão sempre alguém com quem falar. Após algum tempo à vontade no novo meio também vão conhecer novas pessoas e vão considerar o ginásio um sitio familiar e de camaradagem. Além disso não vão querer deixar os vossos amigos ficarem mal por o deixarem ir ao ginásio sozinho, certo?

Recompensas

Esta técnica é usada em bastantes situações, mas cuidado com o que oferecem a vocês mesmos. Ofereçam a vocês mesmos uma recompensa por cada vez que forem ao ginásio ou castiguem-se quando não vão. Sejam criativos com as recompensas. Um exemplo de um castigo é se não for ao ginásio hoje, a casa de banho tem de ser lavada por inteiro (e o esforço até recompensa). Sejam criativos com os vossos mimos para que tornem mais agradável e divertidas as idas ao ginásio.

Uma falta é meio caminho andado para a desistência

Como em qualquer obrigação, se um dia não vos apetecer ir ao ginásio e realmente não forem, então é meio caminho andado para não irem mais. Normalmente se não apetece ir um dia, mais dias desses virão. Isso é um erro tremendo para aqueles que têm objectivos delineados, pois manda todos os esforços feitos até ao momento por água abaixo. Todo o exercício que foi feito durante uma semana e os ganhos adquiridos vão-se perder por decidirem ser sedentários por mais um dia.

Não se esqueçam do objectivo principal

É fundamental também não nos esquecer do que estamos a fazer no ginásio, por mais especial que seja o nosso objectivo principal. É importante lembrarmo-nos constantemente porque é que abdicamos várias horas por semana para sentir dores. Todas as noites antes de se deitar, lembrem-se do porquê de continuarem a ir ao ginásio, qual o vosso objectivo e o que já conseguiram desde que o treino era apenas um pensamento, até hoje.