Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Condições de uso

Treino Fitness » Musculação durante a gravidez. Seguro?

Musculação durante a gravidez. Seguro?Este assunto é algo mais virado para as mulheres (como é obvio). Quantas mulheres é que deixaram de praticar musculação ou nunca sequer chegaram a iniciar este capítulo nas suas vidas devido a uma gravidez? Muitas mulheres têm medo de praticar musculação durante a gravidez pois temem que pode acontecer algo de mal, como algum tipo de nascimento prematuro ou mesmo aborto, lesões no feto, etc. Mas isso é tudo rumores.

Já foi provado que a prática de musculação (não ao nível de culturismo mas em algo mais leve ainda dentro do tema “musculação”) só trás vantagens para as mulheres grávidas, visto que não só reduz o ganho absurdo de peso e torna mais rápido a recuperação após a nascença da criança. Mesmo com todos estes benefícios, os exercícios têm de ser adaptados à condição física da pessoa em questão.

Após os primeiros três meses de gravidez, é preferível evitar qualquer tipo de exercício que implique ter a barriga para cima ou para baixo não são recomendadas, pois o esforço feito nestas posições poderão afectar o batimento cardíaco e dar uma sensação de sufoco. Qualquer exercício físico que tenha algum grau de risco em perder o equilíbrio é expressamente proibido, pois pode comprometer a gravidez. O desgaste total físico e inclusive ultrapassar os limites físicos também não é permitido durante a gravidez, pois são esses os factores que dão alas aos rumores que existem sobre os perigos de praticar musculação durante a gravidez.

Escolher os exercícios ideias durante a gravidez cabe a três pessoas decidirem: à atleta, ao instrutor do ginásio e ao médico que acompanha toda a gestação. O médico vai informar das condições físicas do seu corpo, enquanto o instrutor escolhe os exercícios certos dentro desses limites e a atleta escolhe aqueles que se sente mais à vontade. O mais importante durante este período é que a praticante de musculação se sinta bem a fazer exercício.

Um dos músculos importantes a fortalecer durante a gravidez trata-se dos abdominais e a razão é muito simples. Na altura do parto, durante horas vai ser exercida muita pressão a partir da zona abdominal de forma a expulsar a criança do ventre e do corpo. Com os abdominais mais fortalecidos, será mais fácil aguentar e resistir não só às próprias dores do parto como também aplicar força para que se consiga mais facilmente expulsar a criança do corpo. Desta forma o parto torna-se menos desagradável durante as várias horas que leva e ainda encurta o tempo em trabalho de parto.

Resumidamente, é importante reter que a prática de musculação durante a gravidez não é nada que ponha em causa o bem-estar da criança nem da mulher pois, tal como quaisquer cuidados que se tenham de ter no dia-a-dia, são para ter em conta durante os treinos. Informe-se juntamente com o seu médico e discuta com o seu instrutor qual o tipo de treino a seguir durante a gravidez para que não perca a sua condição física de forma tão drástica e ainda ter uma gravidez com menos riscos, visto que o corpo fica mais preparado para as suas mudanças físicas.