Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Condições de uso

Treino Fitness » Musculação para crianças

Musculação para criançasA musculação para crianças, apesar de se pensar o contrário, ajuda bastante no desenvolvimento das crianças não só no crescimento, como também acaba por ser uma actividade física para elas, evita alguns problemas ósseos e musculares no futuro e ainda no caso das meninas, ajuda a ganhar alguma força visto que elas tendem a ser mais frágeis quando novas. Algumas pessoas pensavam que a musculação prejudicava no crescimento da criança, mas isso é completamente falso, visto que ao fazer musculação, as crianças ganham mais hormonas do crescimento, fazendo exactamente o inverso do que se pensava.

Obviamente, quando falamos em musculação e em crianças, não é ver crianças a levantar os mesmos pesos que os adultos nem em culturismo com crianças, mas sim uma forma de ficar com os músculos mas desenvolvidos e preparados para qualquer tipo de actividade e desportos. Existem pesos desenhados exclusivamente para crianças a fim de desenvolver os músculos das mesmas.

É complicado fazer com que uma criança tenha um regime alimentar adaptável a este tipo de actividade e muito mais dar-lhe a entender a importância da musculação de forma a seja uma actividade contínua e não apenas uma brincadeira que dura um mês. Mas com alguma disciplina e empenho, é possível direccionar qualquer criança para a musculação.

Se a criança também frequentar algum tipo de desporto (como futebol ou karate), a musculação é algo a ponderar, visto que a prática da mesma ajuda a desenvolver não só a força como também a resistência, tanto a nível físico como mental.

Tal como nos adultos, as crianças muitas das vezes não vão pretender ir ao ginásio ou fazer algum exercício em casa com os seus pesos, pelo que o melhor será aplicar a técnica da recompensa. Recompense a criança com algo caso ela faça um bom trabalho no ginásio (dentro do possível), mas não a castigue apenas por algo tão banal. Poderás ver mais sobre esta técnica no artigo “Motivação acima de tudo”.

Para finalizar, é possível que muitos ginásios ainda não estejam preparados com máquinas de treino para crianças, contudo algumas são adaptáveis. É uma questão de verificar os ginásios mais perto da sua área de forma a confirmar o melhor ginásio para a sua criança poder treinar.

A musculação não é algo obrigatório para as crianças contudo podemos confirmar com toda a certeza que só apresenta vantagens, pelo que aconselhamos a qualquer pessoa que esteja a ponderar se deve ou não colocar a sua criança no ginásio, que não pense duas vezes e comece já a procurar um local onde a sua criança possa iniciar esta nova actividade.