Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Condições de uso

Treino Fitness » No ginásio ou em casa

No ginásio ou em casa?Eis uma questão colocada por muitas pessoas que pretendem iniciar esta actividade. Será que é preferível ter todo o material acessível no quarto ou lado, ou termos que andar um pouco para ir para um ginásio e ainda pagar uma mensalidade? Neste artigo vamos discutir vantagens e desvantagens de cada um. Será que é melhor treinar em casa? Ou no ginásio? Ou até em ambos? Vamos ver alguns pontos.

Em termos de acessibilidade, cabe a nós decidir. É obvio que é mais prático ter o material todo pronto na divisão ao lado à nossa espera para começarmos o nosso treino, contudo todo o esforço feito normalmente no caminho para o ginásio não existe. Agora depende do tempo que demoramos a chegar até ao ginásio. Se ainda forem 30 minutos a pé, acaba por ser tempo perdido e muito possivelmente levamos o carro ou vamos de transportes públicos, pelo que qualquer ganho pela caminhada não iria existir. Um ginásio a cerca de 10 minutos a pé seria o ideal. A vantagem de treinar em casa é não termos uma mensalidade fixa para treinar na própria casa.

Em relação a máquinas, é mais dispendioso comprar uma grande variedade de maquinas para ter os mesmos resultados do que em um ginásio. Podemos conseguir a mensalidade do ginásio como uma forma de aluguer das máquinas presentes e do espaço disponível. Contudo também poderá ter alguns acessórios que o ajudam a treinar em casa, como um kit de halteres.
Em termos financeiros, aqui é que há muitos pontos a analisar. Para alguém que não tem a certeza que realmente tem a capacidade de seguir um longo e contínuo percurso de suor e dores, é muito melhor começar por um ginásio. Desta forma, evita-se desde já a compra de equipamentos que vão ser utilizados 2, 3, 4 vezes e depois tornam-se estendais para a roupa invés de equipamentos para malhanço. Ao começar pelo ginásio, terás o acompanhamento de um instrutor, o que te vai ajudar a criar um treino base, uma dieta própria e ainda a motivar-te.

Se olharmos em relação a custo de máquinas Vs mensalidade base, simplesmente não compensa o investimento. Como já foi dito, os ginásios estão melhores preparados com muitas mais máquinas do que aquelas que poderíamos ter em casa. Em todo o caso poderá claro adquirir uma máquina ou outra para poder treinar em casa, até poderá procurar algo em segunda mão (em lojas ou leilões online). Além disso a divisão da casa não muda, mas temos a liberdade de optar por outros ginásios se acharmos conveniente.

Relativamente a acompanhamento, é aqui onde decididamente, o ginásio ganha. Enquanto no ginásio existem instrutores preparados para o ajudar a treinar, a ver o que está a fazer bem e mal e quais os melhores métodos de treino, em casa (a não ser que tenha orçamento suficiente para ter um treinador pessoal em casa), apenas nos podemos basear em livros, revistas, Internet e alguns conselhos de amigos… mas nada melhor que alguém com formação para nos apoiar.

Em termos de motivação, agora depende da personalidade de cada um. Se for uma pessoa mais introvertida, treinar em casa até ser uma forma (pouco saudável) de fugir ao público e estar mais à vontade. No ginásio, tal como qualquer outro sitio social, acaba-se por conhecer gente nova e a simples presença de outras pessoas torna-se algo muito acolhedor e elas por vezes até se tornam mais uma das razões para não faltar a um dia de ginásio.

É complicado dizer em concreto se é melhor ir ao ginásio ou treinar em casa. Um pouco de ambos não faz mal a ninguém, mas quem tem a possibilidade de criar um ginásio em casa pode sempre convidar os amigos a virem treinar também, o que simula uma experiencia de ginásio autêntica. Decide bem o que pretendes fazer e confronta os teus gostos com as tuas possibilidades económicas e procura a melhor solução.