Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Condições de uso

Exercicios » Pernas

PernasO treino de pernas em geral é muito importante para quem pretende um corpo bem musculado, isto porque não fica elegante ter um peito e uns braços poderosos e umas pernas pouco desenvolvidos. As pernas têm 4 músculos essenciais a desenvolver, sendo estes o glúteos (rabo), os quadríceps (parte superior das pernas), isquio-tibiais (parte posterior da coxa) e os gémeos (parte inferior da parte). Segue alguns exercícios que ajudam no desenvolvimento da perna em geral.

Agachamento

Considerado por muitos, um dos melhores exercícios a executar para qualquer pessoa que se dedique à musculação. Para executar, afaste as pernas flexionando-as também e coloque a barra ao nível dos ombros, trás da nuca. Olhando para a frente, impulsione a barra acima com as suas costas estendendo também um pouco as pernas. Volte novamente a agachar-se e repita.

Este exercício desenvolver maioritariamente os quadriceps, mas também desenvolve tanto os glúteos como as ancas, gémeos e ainda acima da cintura os abdominais e costas. É um excelente exercício para qualquer atleta na musculação, especialmente para culturistas.

Extensão dos joelhos com aparelho

Para executar este excelente exercício para iniciantes, sente-se no aparelho preparado para este tipo de exercícios, com as mãos no banco e com as pernas estendidas com os pés nos apoios. Depois, estenda as pernas na horizontal fazendo pressão com as pernas. Desça as mesmas e repita.

Este exercício desenvolve principalmente os quadriceps. Um melhor desenvolvimento desta parte em específico vai permitir posteriormente a passagem para uma nova fase de exercícios mais intermédia.

Flexão das coxas com halteres

Este exercício é uma variante do agachamento. Para executar, coloque-se em pé e de pés pouco afastados, com os braços ao longo do corpo e um haltere em cada mão. Depois, flexione as pernas sem curvar as costas com um agachamento.

Este exercício desenvolve principalmente os glúteos e os quadriceps.

Hack Squat

Este fácil exercício é apenas possível de ser executado através de uma máquina. Para executar, encoste as costas à máquina com os ombros juntos aos apoios almofadados, com os pés perto um do outro e as mãos nos manípulos. Depois, flexione as pernas e volte à posição inicial. Repita várias vezes. O movimento tem de vir da cintura para baixo e não o contrário.

Este exercício desenvolve toda a zona da perna, mas em especial a zona dos glúteos. O afastamento dos mais vai aumentar (ou não) a carga sobreposta a eles.