Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Condições de uso

Treino Fitness » Qualidade vs Quantidade

Qualidade VS QuantidadeNos teus esforços para conseguir 100, 110 ou até mesmo 120% dos teus treinos, podes considerar a adição de repetições a mais, series descendentes, super series ou simplesmente adicionar mais series. Esta atitude de “mais é melhor” em respeito ao treino pode levar-te ao ponto de sobrecarga de treino, algo tão negativo pode causar ganância, cobrir-te de frustração e aumentar as probabilidades de te lesionares.

Quando estamos dispostos a melhorar a nossa forma, é o momento de fazer uma mudança drástica e a curto prazo no nosso treino. É muito provável que já ouviste falar sobre os benefícios de fazer ciclos de treino, a forma em que estes ajudam a superar os pontos de estagnação e manter a motivação bem elevada, como também poderás usar este método para melhorar a tua estrutura muscular da mesma forma que os culturistas fazem como preparação para competições.

Joe Weider denomina este método como “Principio de Treino de Qualidade”, e é perfeito para proporcionar a melhor forma física da vossa vida.
O treino de qualidade pressupõe em reduzir o tempo de descanso entre series invés de tentar fazer as mesmas ou mais repetições que antes. Gastar menos tempo no descanso significa trabalhar os músculos para que não recuperem na totalidade antes de passar à próxima serie. Este tipo de treino, apesar de não requerer o uso de pesos pesados (visto que com pesos pesados, é necessário descansar mais tempo), proporciona um ganho contínuo e mantém o trabalho muscular dentro de uma zona de “alto esforço”. Definitivamente, não é para os mais fracos de coração e trata-se de uma técnica que vos vai dar uma definição muscular que vais apreciar bastante se seguires este tipo de protocolo durante 4, 5, 6 semanas antes de regressar aos grande pesos e aos períodos de descanso mais longos.