Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Condições de uso

Treino Fitness » Sobre a musculação

Sobre a musculaçãoApesar de ser um cliché, é bem verdade: sem dor não há ganho. Qualquer pessoa que se inicie no campo da musculação terá de ter essa frase em mente. Não é um mês que o irá tornar um verdadeiro Ulisses, muito menos ter o corpo como ele. É preciso ter muita paciência e determinação para conseguir o que pretende. Terá de abdicar de refeições descuidadas para seguir um regime alimentar estrito. Terá de ganhar o hábito de ir ao ginásio as vezes que for necessário. E vai doer. E muito. Vão haver dias que não lhe vai apetecer ir. Mas se não for, vai perder todo o esforço que fez durante dias.

Depois decida o que pretende. Prefere perder gordura ou ganhar massa muscular? É importante sempre fazer o treino de musculação e de cardio, independentemente do objectivo, contudo dependendo do que pretende, irá centrar-se mais num deles.

Com o treino vem a dor. E quanto mais dor tiver a sentir, mais massa muscular ou mais gordura vai queimar (sem nunca exagerar na dor, claro). O erro de muita gente é pensar que ao fazer musculação vai ajudar para perder peso, mas é exactamente o contrário. O corpo cria massa muscular a partir das calorias a mais no seu corpo e todo o material gordo nele. Poderá até ganhar mais peso, contudo isso é porque o corpo ganha a massa muscular e essa também é pesada.

A musculação não é apenas uma forma de ganhar um bom par de músculos tonificados. A musculação ajuda bastante psicologicamente. Um corpo definido aumenta a auto-estima de qualquer um. Toda a força e pressão aplicada dos exercícios ajuda a descarregar todas as energias negativas do seu corpo, toda a raiva acumulada por um mau dia de trabalho ou de um acontecimento mais infeliz. A musculação também o torna uma pessoa mais madura e preparada para as dificuldades que a vida o pode trazer.

Para conseguir aguentar um treino a longo prazo, é necessário ter um objectivo e ter gosto pelo que faz. Mesmo que o objectivo seja impressionar as raparigas. Foque-se no seu objectivo e assim que o treino começar a dar frutos, vai ver que tudo vai valer a pena.

Algo muito importante a ter em conta é que, apesar de já ter conseguido aquele corpo de sonho que tanto queria depois de muito esforço e dedicação, não pode parar de treinar. Para conseguir manter tal corpo terá de seguir um treino contínuo, para não perder algo que conseguiu depois de muito suor e lágrimas.

Há quem desanime durante o treino ou mesmo quem pare assim que consegue o que quer e depois começam a perder tudo o que ganharam ao longo do tempo. Não desmotivem nem pensem que agora é tarde. Para quem parou a meio, bastará recomeçar. Voltar ao 0 e tentar. Toda gente consegue, é apenas uma questão de persistência. Para quem parou após ter conseguido e agora vê o corpo a perder a sua definição, não desanimem, voltem a encher. Melhor que ninguém devem saber como é o resultado final, e de certeza que adoraram. Já sabem o que vos espera e, quem consegue uma vez, consegue sempre.