Home

Treino Fitness
A aproximação inteligente
A história da musculação
A importância de ser acompanhado
Acessórios para musculação
As vantagens das caminhadas
Barra recta ou barra W?
Doping
É necessário usar cinturão?
Erros
Hipertrofia
Mito: Musculação causa varizes
Motivação acima de tudo
Musculação durante a gravidez. Seguro?
Musculação para crianças
Musculação para idosos
Musculação para mulheres
No ginásio ou em casa
Qualidade vs Quantidade
Segurança-no-ginásio
Sobre a musculação
Um bom sono

Alimentação
A alimentação a ter
A importância dos hidratos de carbono
Barras proteicas
Batidos proteicos
Introdução Suplementos
Musculação para vegetarianos. Sim ou não?
Receitas de barras proteicas
Receitas de batidos
Suplementos em detalhe

Exercicios
Resumo de exercícios
Abdomen
Biceps
Costas
Glúteos
Ombros
Peitoral
Pernas
Pescoço
Triceps

Lesões
A lesão mais frequente: Tendinite
Cãibras musculares
Lesões nos joelhos
Prevenção de lesões

Secçoes
Pesquisar
Contato
Condições de uso

Treino Fitness » Um bom sono

Um bom sonoÉ importante para qualquer pessoa (não só para os atletas) dormirem bem, sem instabilidades e as ditas 8 horas diárias. Durante o sono, a glândula pituitária liberta as hormonas de crescimento, deveras importantes para o desenvolvimento ósseo e muscular. Interrupções durante a noite podem prejudicar esta operação e consequentemente, a falta destas hormonas para o desenvolvimento dos músculos.

Uma dúvida frequente é se é possível dormir por exemplo seis horas e, durante o dia, dormir outras duas, fazendo um total de oito horas. A resposta é simples: não.

Novamente, haveria esta interrupção na criação destas hormonas, e durante essas duas horas de pausa o organismo não tem tempo de compensar. O ideal é mesmo descansar as oito horas.

Por vezes é difícil organizar a nossa vida de forma a conseguir descansar devido, pois ou trabalha de noite ou é estudante e devido aos estudos é complicado dormir essas oito horas em pleno, mas é necessário tentar dormir o máximo possível (mediante este limite) para conseguir ter resultados semelhantes.

Depois existem aqueles que têm dificuldades a dormir. Isto pode ser causado pelo stress, ou devido à cafeína que consome. Se o problema for realmente do stress, tente resolver os seus problemas, pois quando mais depressa conseguir, mais rapidamente conseguirá dormir um sono descansado. Se o problema for da cafeína, então é muito fácil: corte na cafeína. Ou pelo menos reduza. Beber um café à noite é péssima ideia.

Ainda existem aqueles que dormem demais. Também acaba por ser um pouco prejudicial, visto que não só está a perder essas horas a mais a descansar quando podia estar a fazer algo (como treinar até, por exemplo) e podem sofrer posteriormente de sonolência ou, nos casos mais comuns, preguiça.

Ainda para quem tem dificuldades em deixar-se dormir, existem medicamentos capazes de o ajudar a dormir, contudo é preciso ter alguns cuidados com eles. Alguns medicamentos tomados em demasia poderão causar um estado de dormência ou dormir tempo demais, enquanto outros podem ter efeitos secundários que podem afectar o organismo. Este tipo de medicação é viciante visto que a facilidade com que nos ajudam a dormir mais facilmente poderá tornar-se uma obsessão. É por isso que é necessário ter cuidado com este tipo de métodos.

Resumindo, uma boa noite de descanso é importante para que os nossos treinos sejam mais recompensadores. Sestas durante a tarde não são boa ideia pois não servem para compensar as poucas horas a dormir de noite visto que acabam na mesma por tirar o sono na noite seguinte. Como diz o antigo provérbio popular, “Dormir cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”.